Publicações

Categorias
Categorias
Ano de publicação
Ano de publicação - slider
20022024
Projetos
Projetos

Abordagens bem-sucedidas para pesquisa e enfrentamento de questões de saúde urbana envolvem a colaboração interdisciplinar entre academia, setores público e privado e comunidades. Políticas que impactam a saúde, com atenção especial aos determinantes sociais, econômicos e urbanos da saúde em áreas urbanas, são essenciais. O objetivo dos autores deste artigo, como pesquisadores de saúde pública, é identificar alvos para intervenções políticas em larga escala nessas áreas.

acrefore-9780190632366-e-331-imagens-0
acrefore-9780190632366-e-331-imagens-0

Dra. Waleska Teixeira Caiaffa, professora titular de epidemiologia e saúde pública da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), concedeu diversas entrevistas abordando temas de saúde urbana no período de 2007 e 2008.

Como líder do Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH), Dra. Waleska oferece uma análise detalhada sobre as inter-relações entre saúde, urbanização e políticas públicas no contexto brasileiro. Seu trabalho no OSUBH tem sido fundamental para a compreensão das condições socioambientais que afetam a saúde urbana, fornecendo uma base científica robusta para a implementação de estratégias específicas de intervenção e políticas públicas eficazes.

2024
Chamadas
Change Stories

O projeto CHANGE STORIES (Histórias de transformação urbana – ação coletiva, políticas e narrativas sobre transformação urbana equitativa e sustentável) abre chamada para processo seletivo de UMA VAGA para bolsista de iniciação científica com atuação no referido projeto internacional sobre (in)segurança alimentar urbana e políticas públicas em Belo Horizonte com ênfase em metodologias qualitativas.

A vaga é preferencialmente para 20 horas de trabalho, com pelo menos 2 turnos de trabalho sendo realizados de forma presencial no OSUBH. Estudantes de graduação de cursos da área da Saúde, das Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas a partir do 2º período terão suas inscrições analisadas, desde que atendam às características requeridas.

A bolsa tem um valor de 700 Reais com duração de 12 meses, iniciando em agosto de 2024.

Interessados devem preencher o formulário de inscrição até 14/07/2024: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWHKcjnE4EgN1nn7S6-mPhzBBfQNPCfmijBq_q9TK3XGc-vA/viewform

Após análise dos formulários, os melhores avaliados serão convidados para entrevista no dia 19 de Julho no período da manhã. Confirmação de data e horário será enviada para os candidatos por email.

Para ler a chamada na íntegra e obter mais informações, por favor, clique no link de download abaixo.

CHAMADA ASSISTENTE DE PESQUISA IC.docx
CHAMADA ASSISTENTE DE PESQUISA IC.docx

O comentário analisa as inundações no Rio Grande do Sul, que foram responsáveis por tornar pelo menos 3 de cada 1.000 brasileiros em refugiados climáticos, além de terem causado 157 óbitos até 20 de maio. As autoras ressaltam que as inundações afetaram de forma desproporcional as populações mais vulneráveis, especialmente negros e pessoas de baixa renda, enfatiza a urgência de implementação de planos abrangentes de adaptação climática que considerem as profundas desigualdades sociais e sugere que essas vulnerabilidades devam ser analisadas também sob a lente da interseccionalidade.

lancet elis-páginas-excluídas
lancet elis-páginas-excluídas

Neste vídeo, os alunos extensionistas do InfoCOVID apresentaram o projeto “Observatório de Saúde Urbana em Belo Horizonte: Observando a Epidemia da Covid-19 em Centros Urbanos” na 20ª Jornada de Extensão da UFMG.

O objetivo do InfoCOVID foi descrever e analisar a dinâmica socioespacial intraurbana da epidemia de COVID-19 no município de Belo Horizonte, possibilitando uma melhor interpretação dos dados para a tomada de decisões.

infocovid
infocovid

Esta notícia é a mais recente de uma série de entrevistas que examinam diferentes aspectos da mudança urbana global. Ela destaca o trabalho e a importância dos estudos realizados pelo Observatório de Saúde Urbana de Belo Horizonte (OSUBH).

À medida que navegamos pelas complexidades da urbanização, instituições como o OSUBH oferecem caminhos para um futuro mais saudável e justo, com a visão de uma cidade com uma população saudável, comunidades resilientes e onde a equidade prevalece.

Driving health equity for cities and communities_ the work of Belo Horizonte’s urban observatory _ International Institute for Environment and Development-páginas-excluídas
Driving health equity for cities and communities_ the work of Belo Horizonte’s urban observatory _ International Institute for Environment and Development-páginas-excluídas

Foi realizada uma pesquisa para desenvolver uma proposta de estudo transdisciplinar com parceiros em vários países de renda média e alta, com o objetivo de incorporar a equidade na metodologia e no modelo de financiamento.

2024 PINEO H et al.
2024 PINEO H et al.

O projeto CHANGE STORIES (Histórias de transformação urbana – ação coletiva, políticas e narrativas sobre transformação urbana equitativa e sustentável) abre chamada para processo seletivo de UMA VAGA para assistente de pesquisa (nível de pós-doutorado) com atuação no referido projeto internacional sobre (in)segurança alimentar urbana e políticas públicas em Belo Horizonte com ênfase em metodologias qualitativas.

A vaga é preferencialmente para 30 horas de trabalho para o nível de pós-doutorado, em modo presencial ou semi-presencial (a ser discutido de acordo com as especificidades da pesquisa), no Observatório de Saúde Urbana em Belo Horizonte. Doutores da área CAPES da Saúde Coletiva (Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Coletiva); Nutrição; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Multidisciplinar terão suas inscrições analisadas, desde que atendam às características requeridas.

A bolsa tem um valor de 5200 Reais com duração de 17 meses, a partir do início do segundo semestre de 2024. Interessados enviar Curriculo Lattes, carta de apresentação de uma lauda e indicação de 2 referências profissionais (nome, afiliação, email, telefone de contato) por e-mail para financeirogpe@gmail.com até dia 07 de junho de 2024.

Para ler a chamada na íntegra e obter mais informações, por favor, clique no link de download abaixo.

CHAMADA ASSISTENTE DE PESQUISA pos-doutorado-imagens-0
CHAMADA ASSISTENTE DE PESQUISA pos-doutorado-imagens-0

O projeto CHANGE STORIES (Histórias de transformação urbana – ação coletiva, políticas e narrativas sobre transformação urbana equitativa e sustentável) abre chamada para processo seletivo de UMA VAGA para assistente de pesquisa (nível de doutorado) com atuação no referido projeto internacional sobre (in)segurança alimentar urbana e políticas públicas em Belo Horizonte com ênfase em metodologias qualitativas.

A vaga é preferencialmente para 30 horas de trabalho, em modo presencial, no Observatório de Saúde Urbana em Belo Horizonte. Doutores ou alunos de doutorado em curso (programas da área da (Saúde Coletiva – Saúde Pública, Epidemiologia, Saúde Coletiva; Nutrição; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Multidisciplinar) terão suas inscrições analisadas, desde que atendam às características requeridas.

A bolsa tem um valor de 3100 Reais com duração de 24 meses, iniciando em agosto de 2024. Interessados enviar Currículo Lattes e carta de apresentação de uma lauda por e-mail para financeirogpe@gmail.com até dia 07 de junho de 2024. Adicionalmente, os candidatos podem incluir indicação de 2 referências profissionais (nome, afiliação, email, telefone de contato) no email.

Para ler a chamada na íntegra e obter mais informações, por favor, clique no link de download abaixo.

CHAMADA ASSISTENTE DE PESQUISA_doutorado-imagens-0
CHAMADA ASSISTENTE DE PESQUISA_doutorado-imagens-0

O objetivo deste estudo é compreender melhor os atributos físicos das famílias em assentamentos informais nas cidades latino-americanas que estão associados à diarreia infantil.

artigo
artigo